Estimulação elétrica nervosa transcutânea e muscular

Ambas as técnicas aliviam a dor usando uma corrente elétrica. No entanto, existem algumas diferenças entre elas que devemos entender para escolher o tratamento mais adequado.

Como funciona?
Um dispositivo TENS, também conhecido como unidade TENS ouestimulador de nervos, consiste num gerador de impulso elétricoconectado a elétrodos colocados na pele.
Os dispositivos TENS funcionam de três maneiras diferentes:
-
Bloqueiam a transmissão dos sinais de dor ao cérebro.
-
Estimulam a produção de endorfinas (analgésicos naturais).
-
Melhoram a circulação sanguínea.

A TENS é uma técnica que visa aliviar a dor por meio de corrente elétrica.
A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea envolve o envio de pequenos impulsos elétricos de baixa voltagem a um nervo específico por meio de elétrodos colocados na pele, evitando que os sinais de dor sejam percepcionados pelo cérebro.
A EMS é uma técnica que visa estimular os músculos por meio de uma corrente elétrica para atingir um resultado específico.
A estimulação elétrica muscular (EMS) envolve a descarga de pequenos impulsos elétricos de baixa voltagem a um músculo por meio de elétrodos colocados na pele. Com o objetivo de obter a contração muscular.
Essa contração muscular pode ter duas finalidades muito diferentes:
1. Aliviar a inflamação
2. Fortalecer e desenvolver o músculo evitando dor e fadiga.

Um dispositivo EMS consiste num gerador de impulsos elétricos conectado a elétrodos que são colocados na pele ao redor do músculo a ser estimulado.
Adicionalmente, envia pequenos impulsos elétricos que são induzidos diretamente no músculo, fazendo com que o mesmo se contraia.
O músculo ao contrair-se e ao relaxar repetidamente, promove a melhoria da circulação sanguínea, como consequência potenciamos os seguintes pontos:
-
Relaxamento muscular
-
Minimizar inflamação
-
Prevenir a atrofia muscular
-
Acelerar a regeneração muscular
-
Estimular o crescimento/ desenvolvimento muscular
Quais as diferenças?
Os dispositivos de Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) estimulam os nervos exclusivamente com o propósito de aliviar a dor, enquanto que os dispositivos de Estimulação Elétrica Muscular (EMS) são projetados para estimular os músculos com o objetivo de fortalecê-los e/ou reabilitá-los.