top of page

Abordagens clínica

Design sem nome (1).png

A medicina P4 tem como objetivo detetar e tratar perturbações em indivíduos saudáveis antes mesmo de aparecerem os sintomas da doença, otimizando assim o bem-estar e evitando doenças. A medicina P4 representa uma mudança dos modelos de reação à doença para a manutenção da saúde ao longo da vida.

Preditivo: Muitos fatores de risco para doenças já são conhecidos e as informações continuam a acumular-se constantemente. Os testes genéticos desses fatores de risco estão se tornando mais comuns, e a análise regular ao longo do tempo permitirá a identificação de novas "variantes genéticas acionáveis". O uso dessas informações fornece meios para otimizar o bem-estar.

Preventivo: Dados genéticos, moleculares, celulares e de órgãos fornecem indicadores de sinais precoces de doenças. O foco da saúde está mudando do tratamento de doenças para a manutenção da saúde e do bem-estar. A triagem de sinais precoces de doenças permite uma intervenção preventiva imediata.

Participativo: Os indivíduos desempenharão um papel ativo na coleta de dados relacionados à saúde por meio de vários dispositivos. Aprender a interpretar os dados coletados fornecerá aos indivíduos ferramentas para a deteção precoce de sinais de doenças. Capacitar os indivíduos a tomar decisões para manter a saúde e o bem-estar é um elemento-chave para o sucesso da medicina P4.

Personalizado: O indivíduo é o centro da medicina P4. A monitorização e a manutenção do bem-estar são adaptadas com base nas necessidades individuais e nos fatores de risco. O tratamento das doenças é individualizado com base no perfil molecular da doença e na composição genética do indivíduo.

A High Performance Brain oferece uma abordagem personalizada de medicina P4, focada em detetar precocemente sinais de doenças e otimizar o bem-estar individual. Agende a sua consulta e comece a cuidar da sua saúde de forma proativa.

A Medicina do Estilo de Vida é uma disciplina baseada em evidência científica que tem como objetivo auxiliar indivíduos na prevenção, a gerir e reverter condições crónicas, através de técnicas de mudança de comportamento apoiadas. Foca-se em promover uma alimentação saudável, exercício físico, melhoria da qualidade de sono, conexões sociais aprimoradas e bem-estar mental, além de reduzir o uso de substâncias prejudiciais. Para tal, esta baseia-se numa abordagem multidisciplinar, exigindo que os clínicos, profissionais de saúde pública, investigadores e educadores trabalhem juntos para provocar mudanças.

Bem-Estar Mental: ensina técnicas baseadas em ciência para reduzir o stress e ajudar as pessoas a relaxar. 

Minimizar Substâncias Prejudiciais: ajuda as pessoas a parar de fumar, reduzir o consumo excessivo de álcool, evitar substâncias viciantes e comportamentos como jogos de azar ou uso excessivo da internet ou redes sociais.

Relações Saudáveis: apoia as pessoas no desenvolvimento e manutenção de relacionamentos saudáveis e significativos, além de aumentar a conexão social para reduzir o stress e promover a saúde física e mental.

Alimentação Saudável: ajuda as pessoas a reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, transmitindo conhecimento e habilidades para seguir padrões de alimentação mais saudáveis, de acordo com a escolha individual.

Sono: ajuda a promover um sono de qualidade e a evitar comportamentos que possam prejudicar a qualidade do sono.

Exercício Físico: apoia as pessoas na escolha de metodologias adequadas e, simultaneamente, a reduzir o tempo sentado.

bottom of page